Sejam Bem Vindos!!

"Quero trazer a mente aquilo que me pode dar esperança" Lamentações, 3:21

sábado, 25 de outubro de 2008

Ilustrações para sermões


A ESCOLHA
Numa terra em guerra, havia um rei que causava espanto. Sempre que fazia prisioneiros, não os matava: levava-os a uma sala onde havia um grupo de arqueiros de um lado e uma imensa porta de ferro do outro, sobre a qual viam-se gravadas figuras de caveiras cobertas por sangue. Nesta sala ele os fazia enfileirar-se em círculo e dizia- lhes, então:"Vocês podem escolher entre morrerem flechados por meus arqueiros ou passarem por aquela porta, e por mim serem lá trancados".Todos escolhiam serem mortos pelos arqueiros. Ao terminar a guerra, um soldado que por muito tempo servira ao rei, dirigiu-se ao soberano:- Senhor, posso lhe fazer uma pergunta?- Diga, soldado!- O que havia por detrás da assustadora porta?- Vá e veja você mesmo.O soldado, então, abre vagarosamente a porta e, amedida em que o faz, raios de sol vão adentrando e clareando o ambiente...E finalmente ele descobre surpreso que...A porta se abria sobre um caminho que conduziaà LIBERDADE!!!O soldado, admirado, apenas olha seu rei, que diz:- Eu dava a eles a escolha, mas preferiam morrer a arriscar-se abrir esta porta!Quantas portas deixamos de abrir pelo medo de arriscar?Quantas vezes perdemos a liberdadee morremos por dentro, apenaspor sentimentos medo de abrira porta de nossos sonhos?Não tenha medo de abrir novas portas!Pense nisso!


APÓS UM NAUFRÁGIO
"Após um naufrágio, o único sobrevivente agradeceu a Deus por estar vivo e ter conseguido se agarrar a parte dos destroços para poder ficar boiando.
Este único sobrevivente foi parar em uma pequena ilha desabitada e fora de qualquer rota de navegação, e ele agradeceu novamente.
Com muita dificuldade e restos dos destroços, ele conseguiu montar um pequeno abrigo para que pudesse se proteger do sol, da chuva e de animais e para guardar seus poucos pertences, e como sempre, agradeceu.
Nos dias seguintes a cada alimento que conseguia caçar ou colher, ele agradecia.
No entanto um dia quando voltava da busca por alimentos, ele encontrou o seu abrigo em chamas, envolto em altas nuvens de fumaça. Terrivelmente desesperado ele se revoltou, gritava chorando:
"O pior aconteceu! Perdi tudo! Deus, por que fizeste isso comigo?"
Chorou tanto, que adormeceu, profundamente cansado.
No dia seguinte bem cedo, foi despertado pelo som de um navio que se aproximava.
-"Viemos resgatá-lo", disseram.
-"Como souberam que eu estava aqui?", perguntou ele.
-"Nós vimos o seu sinal de fumaça! "
É comum sentirmo-nos desencorajados e até desesperados quando as coisas vão mal.
Mas Deus age em nosso benefício, mesmo nos momentos de dor e sofrimento.
Lembrem-se: se algum dia o seu único abrigo estiver em chamas, esse pode ser o sinal de fumaça que fará chegar até você a Graça Divina.
Para cada pensamento negativo nosso, Deus tem uma resposta positiva:
Você diz: "Isso é impossível."
Deus diz: "Tudo é possível." (Lucas 18:27)
Você diz: "Eu já estou cansado."
Deus diz: "Eu te darei o repouso." (Mateus 11:28-30)
Você diz: "Ninguém me ama de verdade."
Deus diz: "Eu te amo." (João 3:16 & João 13:34)
Você diz: "Não tenho condições."
Deus diz: "Minha graça é suficiente." (II Coríntios 12:9)
Você diz: "Não vejo saída."
Deus diz: "Eu guiarei teus passos." (Provérbios 3:5-6)
Você diz: "Eu não posso fazer."
Deus diz: "Você pode fazer tudo." (Filipenses 4:13)
Você diz: "Dói."
Deus diz: "Eu te livrarei da angustia." (Salmos 90:15)
Você diz: "Não vale a pena."
Deus diz: "Tudo vale a pena." (Romanos 8:28)
Você diz: "Eu não mereço perdão."
Deus diz: "Eu te perdôo." (I Epistola de São João1:9 & Romanos 8:1)
Você diz: "Não vou conseguir."
Deus diz: "Eu suprirei todas as suas necessidades." (Filipenses 4:19)
Você diz: "Estou com medo."
Deus diz: "Eu não te dei um espírito de medo." (II Timóteo 1:7)
Você diz: "Estou sempre frustrado e preocupado."
Deus diz: "Confiai-me todas as suas preocupações." (I Pedro 5:7)
Você diz: "Eu não tenho talento suficiente."
Deus diz: "Eu te dou sabedoria." (I Coríntios 1:30)
Você diz: "Não tenho fé."
Deus diz: "Eu dei a cada um uma medida de fé." (Romanos 12:3)
Você diz: "Eu me sinto só e desamparado."
Deus diz: "Eu nunca te deixarei nem desampararei." (Hebreus 13:5)
Tenha Fé!


CAVALO NÃO DESISTA

Conta-se que um fazendeiropossuía alguns cavalos paraajudar no trabalho de suapequena fazenda.Um dia, o capataz lhe trouxea notícia que um de seuscavalos havia caído numvelho poço abandonado.Informou ao patrão que oburaco era muito fundo e seriadifícil tirar o animal de lá.O fazendeiro foi até o local,avaliou a situação e certificou-sede que o cavalo estava ferido,mas ainda vivo.Mas, pela dificuldade e o altocusto para retirá-lo do fundodo poço, decidiu que não valeriaa pena investir no resgate.Chamou o capataz e ordenouque sacrificasse o animal,soterrando-o ali mesmo.O capataz chamou algunsempregados e orientou-os paraque jogassem terra sobre ocavalo, até que o encobrissemtotalmente, e o poço nãooferecesse mais perigoaos outros animais.Os empregados ficaram compena do animal, mas seguirama ordem recebida.No entanto, um fato estranhoocorria.Na medida que a terra caíasobre o animal, o cavalo sesacudia, derrubava a terrade seu dorso e ia pisandosobre ela.Logo os homens perceberamque o animal não se deixavasoterrar, mas, ao contrário,estava subindo à medida que aterra caía, até que finalmenteconseguiu sair...
Muitas vezes nós nos sentimoscomo se estivéssemos no fundodo poço e, de quebra, aindatemos a impressão de queestão tentando nos soterrarpara sempre.É como se o mundo jogasse sobrenós a terra da incompreensão,da falta de oportunidade, dadesvalorização, do desprezoe da indiferença.Nesses momentos difíceis éimportante lembrar a liçãoprofunda da história do cavaloe fazer a nossa parte parasair das dificuldades.Afinal, se chegamos ao fundodo poço, só nos restamduas opções:Ou nos servimos dele comoponto de apoio para o impulsoque nos levará ao topo, ou nosdeixamos ficar ali até quea morte nos encontre.É importante que, se estamosnos sentindo soterrar,sacudamos a terra e aaproveitemos para subir. Lembre-se:Nunca desista!Lute sempre!


A CORRIDA DE SAPINHOS

Era uma vez uma corrida de sapinhos.Eles tinham que subir uma grandetorre, e atrás, havia uma multidão que vibrava muito por eles.
Começou a competição!Como a multidão notava que a escalada era muito difícil, e que os sapinhos estavam fazendo uma tremenda força para continuarescalando a torre, a multidão começou a gritar:- Não vão conseguir, não vão conseguir!Os sapinhos, muito cansados, iamdesistindo um a um, menos um sapinho que continuava subindo.E a multidão continuava a gritar:- Vocês não vão conseguir, vocês não vão conseguir!E assim, os sapinhos iam desistindo,menos aquele, que subia tranqüilo,sem esforços.Ao final da competição, todosos sapinhos tinham desistido,menos aquele.Ele ganhou a competição e foicoroado como o grande campeão!Todos queriam saber o que aconteceu, como ele tinha conseguido chegar até o final.E quando foram perguntarao sapinho como ele conseguiuescalar a torre, descobriramque ele era SURDO.Quando você quiser fazer algumacoisa que precise de coragem, força e persistência, não deve escutaras pessoas que falam que você não vai conseguir.Seja surdo aos apelos negativos!


NÃO MACHUQUE VOCÊ

Não machuque você. Coloque limites para não machucar-se, para não deixar que lhe machuquem com palavras abusivas, destrutivas, atitudes violentas, mentira, traição da confiança, falsidade, querer tirar vantagens sobre você. Não permita isso. Deixar que lhe machuquem não é ser gentil, nem compassivo, nem cristão. Várias vezes Jesus não deu a segunda face, mas repreendeu duro, com firmeza, amor e verdade.

Muitas crianças aprenderam desde pequenas que podiam abusar delas, que isso era normal, ou podia ser normal (ficavam confusas), que deviam ficar caladas e sofrer os abusos geralmente infringidos por pais alcoolizados, pessoas descontroladas, com transtorno de personalidade. Tais crianças aprenderam tão errado a sofrer abusos de vários tipos que um lado da mente delas permanece na vida adulta a sussurrar: “Eu tenho o que mereço!”, “Eu tenho mais é que sofrer calada!”, “A culpa é minha!” Estes são exemplos de auto-conceitos errados, falsos, que perduram anos à fio, quem sabe a vida inteira, na mente de pessoas que foram abusadas na infância, atingindo sua auto-estima, seu senso de valor pessoal, suas relações sociais, muitas vezes sua saúde mental e escolhas que faz na vida.

Não é incrível como podemos escolher relacionamentos destrutivos para nós, no trabalho, na família, na vida romântica! Um dos exemplos mais típicos disto é uma mulher que foi casada com um alcoólico que sempre rejeitou tratamento, negando sempre a doença, se separa dele, e tempos depois se casa com outro alcoólico. Como pode?! Pode.

A boa notícia é que podemos aprender a desfazer o que foi feito de errado em nossas mentes. Podemos aprender a nos amar, a nos respeitar, a fazer melhores escolhas para nossa vida e nossas relações. Podemos aprender a dar presentes para nós mesmos também e não só para os outros. Quanto tempo faz que você não compra uma coisa de boa qualidade para si mesmo? Você pode dormir até dez da manhã ou até meio-dia porque está sem obrigações naquele dia, porque gosta de curtir a cama, e pode ser uma pessoa produtiva e responsável.

Por outro lado, não machuque as pessoas. Deixe o motorista nervoso e impaciente passar à frente. Brinque com a empacotadora do mercado para tentar alegrar um pouco aquela tarefa enfadonha dela e deixar um sorriso no ambiente. Agradeça ao varredor da rua por estar “dando um capricho” na nossa cidade! O que fazemos com os outros, fazemos com nós mesmos. Ser bom não é ser bobo, é deixar sair a ternura. Endurecemos para nos proteger. Mas podemos sorrir com compaixão, sem ironia, e ter ternura. Ternura é coisa de macho também. Aliás, é preciso ter muita segurança de sua macheza para poder permitir deixar sair a ternura do próprio coração. Che Guevara costumava dizer que (muitas vezes) temos que endurecer sem jamais perder a ternura, lembra?

Às vezes, caminhando com meus filhos num lugar muito alto e retirado, de onde se pode ver a cidade lá embaixo no vale, eu brincava dizendo: “É lá onde moram as pessoas!” As pessoas somos nós. O que é uma pessoa? O que é a pessoa atrás da nossa “persona” (máscara)? “A armadura que construímos em torno de nosso coração causa muita infelicidade.”(Pema Chödrön – “Comece Onde Você Está”, Editora Sextante, p.29, 2003). Mas fazemos isso para nos proteger de dores que achamos que não vamos agüentar, até quando conseguimos enfrentá-las. Daí damos um passo para ser o que somos por fora, o que já somos por dentro. Isso leva tempo. Dá um trabalhozinho danado! Tem que ser um dia de cada vez. Com consciência. Perguntando a nós mesmos toda hora: é isso o que quero dizer? É isso o que devo dizer? É isso o melhor a fazer? Desejo mesmo isso? Não é melhor ficar calado? E tentar encontrar as verdades para tais questões. As SUAS verdades. Porque é você. Você tem que ser você. Não seu pai. Não sua mãe. Não seu irmão. Não seu chefe. Não o “santo” da sua igreja. Mas você. Creio que quando Jesus disse que Seus seguidores deveriam negar seu eu e segui-Lo, isso significava que deveríamos deixar de lado tudo aquilo que chamamos de eu que no fundo é falso e atrapalha o eu verdadeiro saudável de surgir na realidade. Ele não quer que você morra, mas que você viva. Mas qual é o eu que deve viver, e qual o que deve morrer? Só Ele e você podem responder a tal questão.

Para nos tornarmos o que somos de verdade precisamos de um Poder Superior para mudar aquilo que sozinho não conseguimos. Chamo este Poder de Deus. Precisamos também de boa vontade (não é força de vontade!) para cuidar de nós, devemos ler algo útil, assistir a uma palestra interessante... E quando vamos conseguindo isso, a vida vai ficando um pouco mais leve, a dor mais aceitável, e alguns sofrimentos desaparecem.

Cada um tem o seu tempo para mudar. Alguns levam anos, gastam muito dinheiro com remédios (às vezes necessários por um tempo), com viagens (“faça uma viagem que tudo melhora!”) , compras (“compre um novo apartamento e um carro novo e você vai ficar curado disso!”) . A verdade é que mudamos quando estamos prontos emocional e espiritualmente, e não quando somos (ficamos) ricos ou poderosos nesse mundo.

Não machuque. Não machuque as pessoas. Não machuque você. Não machuque a Natureza, nossa casa maravilhosa! Descanse. Tenha coragem de ser você. Fale menos. Escute mais. Mais vale a dor de sermos rejeitados pela nossa simplicidade, naturalidade, sinceridade, do que a outra dor originada na máscara não mais necessária que muitos da sociedade gostam de manter para benefícios duvidosos pessoais.

Se você quer viver com serenidade, não machuque mais. Não deixe que lhe machuquem. Paz no seu coração, um dia de cada vez!





2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom o blog Silvan, gostei. Que Deus te abençoe nessa obra e te use sempre como seu instrumento.

Unknown disse...

Maravilha de reflexão amei essa ilustração